7 motivos para aprender novas línguas

Aprender uma nova língua pode literalmente mudar a tua vida.

Os benefícios são muitos: estudar uma língua estrangeira aumenta a tua auto-estima, pode ser uma excelente alavanca para a tua vida profissional, permite-te conhecer melhor novas culturas, entre outros. Apesar disto, a maioria das pessoas só pensa em estudar uma língua estrangeira porque as circunstâncias a isso obrigam – se, por exemplo, precisar de se mudar para outro país.

Estudar uma nova língua, seja qual ela for, pode trazer-te benefícios que nem sequer imaginas. Pronto/a para os conhecer?

 

1.Abre-se um novo mundo de oportunidades profissionais

Saber falar outras línguas pode diferenciar-te a nível profissional pela positiva. O mundo está a mudar rapidamente, e são cada vez mais as empresas que fazem negócios em todo o mundo. É por isso essencial que os recursos humanos estejam cada vez mais preparados e que saibam falar pelo menos uma língua estrangeira. Mesmo em empresas mais pequenas, o facto de falares mais que uma língua pode ser o factor decisivo para seres contratado.

 

2.Aprender línguas estimula as capacidades do cérebro e retarda o envelhecimento

Sim, é mesmo verdade. Há estudos que têm confirmado que há vários benefícios cognitivos quando se aprendem novas línguas, independentemente da idade. Alguns dos efeitos positivos são as melhorias ao nível da memória, capacidade de concentração durante mais tempo e a redução do risco de declínio cognitivo associado à idade.

Aprender coisas novas ajuda a que o cérebro se mantenha jovem à medida que envelhecemos. É verdade que as crianças aprendem línguas com maior facilidade, mas nunca é tarde para aprendermos algo novo e expandir as nossas capacidades mentais.

 

3.Podes comunicar com pessoas de todo o mundo

É do conhecimento geral que o Inglês é uma das línguas mais faladas no mundo (logo a seguir ao Mandarim e Espanhol), seja num âmbito de negócios, lazer ou outros. Falar inglês fluente já se tornou mais que um requisito habitual para chegar a pessoas de todas as nacionalidades. Mas há mais línguas que podes e deves explorar. Para além do já mencionado Mandarim, o Espanhol é a terceira língua mais falada no mundo, com 332 milhões de falantes no mundo inteiro, e o Francês continua também a ser relevante. Aprender estas e outras línguas vai ajudar-te a travar conhecimentos e a comunicar com pessoas de todo o mundo.

 

4. Aumenta a criatividade

Quando desafias a mente com novas aprendizagens a criatividade é também estimulada. Quer sejas mais ou menos criativo, todos beneficiamos da mesma forma em “ensinar” o cérebro a explorar novos caminhos, e aprender uma nova língua pode ser o desafio ideal para ti.

 

5. Enriquece as tuas viagens

Viajar para outro país sabendo falar a sua língua nativa – ou, pelo menos, Inglês – pode influenciar grandemente a forma como viajas. Uma pessoa que não saiba falar a língua pode visitar os mesmos pontos de interesse que outra que saiba, e as duas vão ter experiências totalmente diferentes. Sabendo falar a língua do local vais interagir com as pessoas e situações de forma muito mais rica e satisfatória. Isto também se aplica se fores estudar para outro país.

 

6.Aprecia arte na sua língua original

Filmes, livros..Não gostavas, por vezes, de ter a oportunidade de apreciar estas formas de arte na sua língua original? Sim, existem legendas e traduções, mas há sempre algo que se perde nesse processo. Usufruir, por exemplo, de um livro na sua língua original é uma experiência totalmente diferente do que ler uma tradução. E como já tens um objetivo em mente, sabes qual o tipo de vocabulário que deves aprender, e podes adotar métodos mais apropriados à medida que vais evoluindo na tua aprendizagem.

 

7. Desenvolve capacidades de multi-tasking

As pessoas multilingues têm a capacidade de alternar entre dois tipos de discurso, escrita e estrutura. De acordo com um estudo da Universidade da Pennsylvania, esta capacidade de “fazer malabarismo”entre línguas faz dessas pessoas bons multitaskers, uma vez que estão habituados a alternar entre sistemas. Foi também feito um estudo em que os participantes simulavam conduzir enquanto faziam tarefas distintas. As conclusões do estudo referiam que as pessoas que falavam mais do que uma língua cometiam menos erros durante a condução.

 

Toda a gente tem razões distintas para querer aprender uma nova língua. Mas só há uma forma de as colocares em ação: parar de inventar desculpas e começar a aprender aquela língua que sempre quiseste saber falar. A boa notícia? Na ROYAL SCHOOL OF LANGUAGES temos vários cursos para ti!

http://www.royalschool.pt/adultos/

04 Dez 2018
Siga-nos em
2019 © Royal School of Languages